sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Portflolio

Portfólio em hipertexto, o seu hiper - portfólio.

No decorre nos anos a educação tem se desenvolvido de varias formas e no decorre do curso das tic foi falado e questionado o que a educação e segundo o professor Lasdelau podemos identificar varias formas de aprendizagem e quem é o professor hoje na atualidade tecnológica.
Quem sou como professor e Aprendiz? No decorre dos anos o papel do professor mudou, pois o professor hoje ele não é só aquele que transmiti o conhecimento, mas sim aquele que aprendi junto com os seus alunos. Pois a partir dos últimos anos a educação se voltou para o mundo da tecnologia que fez com que o professor mudasse todo o cenário no qual ele esta inserida que durante muito tempo o professor estava habituado a transmitir suas aulas sem nem um tipo de tecnologia.
 Mediante isso o professor começou a observar todas as diferenças que a tecnologia qual sou na sala de aula. Com todas essas tecnologias e difícil dizer e ser professor, na atualidade, se pararmos para analisar ser professor é uma das profissões, onde estamos sempre em aprendizagem, pois com todas essas tecnologias que nos cerca faz com que os nossos alunos estejam sempre inseridos.
 Mediante isto muitas das vezes, essa é uma das oportunidades aonde o aluno, começa a ensinar o professor a lidar com as tecnologias.
Hoje com toda essa atualidade e tecnologia que temos ao nosso derredor a educação se tornou algo bem mais difícil, pois os nossos alunos já não têm nem um interesse com o conhecimento muito menos em se da bem na vida através do conhecimento. Eles muita das vezes querem crescer, mas não através do conhecimento, pois nas aulas eles não têm interesse de aprende e muito menos em compartilha seus conhecimentos.
Com toda essa tecnologia os nossos alunos só têm interesse em bate pato em Orkut entre outros fatores que influenciam e andam junto com a tecnologia e a juventude. Assim eles relatam na verdade a educação não se tem importância para eles.
Na verdade o vídeo do prof. Ladislau ele ensina muitas forma de ministrar aula mas na verdade a realidade é algo muito diferente, pois a realidade dos nossos alunos é bem diferente daquela é ele relata no vídeo.
A sala de aula hoje é um ligar aonde os nossos alunos não tem interesse de aprende, com isso fica cada vez mais difícil ser professor. Por que ele é visto como um pai uma mãe, psicólogo entre os fatores que fazem com que a sala de aula a cada seja um lugar de troca de idéias, mas na verdade essa troca só acontece entre um ou dois alunos, porque os outros não querem nada com o conhecimento.
 Prof. Laiana Castro  

5 comentários:

  1. Gostei das suas reflexões. Porém, precisa fazer uma abordagem de todas as atividades realizadas e das impressões que teve de cada momento. Não esquecendo de fazer links, quando possível.

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  2. PROJETO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR:
    EU EXERÇO MINHA CIDADANIA: DIGO NÃO AS DROGAS


    1. DADOS GERAIS:
    PROFESSORAS: LAIANA LIMA CASTRO

    INSTITUIÇÃO: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO LORENÇO FILHO - IELF

    DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: GEOGRAFIA

    TEMA GERADOR: O USO DAS DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR

    CONTEÚDOS DE ABRANGÊNCIA: FISIOLOGIA HUMANA

    JUSTIFICATIVA: O abuso e a dependência das drogas é um grande problema enfrentado por toda a sociedade, refletindo também no ambiente escolar. A principal função do projeto com o tema – Drogas é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade social de um modo comprometido com a vida. Nesse contexto, o presente projeto surge da necessidade em que se encontra o uso freqüente de drogas entre jovens e adultos, fazendo-se necessário estabelecer um trabalho vinculado aos princípios educativos e formadores da dignidade do ser humano. Contudo, para se atingir esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.

    PROBLEMATIZAÇÃO: Quais as conseqüências provocadas pelo uso prolongado de drogas para o organismo humano?

    HABILIDADES:
    • Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam a prevenção do consumo de drogas;
    • Pesquisar e associar o conhecimento adquirido a problemática em estudo;
    • Apresentar suposições e hipóteses a respeito do tema;
    • Identificar a interferência de aspectos místicos e culturais nos conhecimentos do senso comum relacionados ao tema em questão;
    • Expressar conclusões científicas que contemplem o estudo;
    • Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, leitura, imagem, entrevista), selecionando aqueles pertinentes ao tema em estudo;
    • Compreender o funcionamento do corpo humano como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de drogas;


    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
    Várias estratégias foram aplicadas durante o percurso formativo do projeto de aprendizagem, nas quais foram divididas nas seguintes etapas:
    1ª etapa: - Eleição/apresentação da temática do projeto aos alunos;
    2ª etapa: - Apresentação de conteúdos a partir do Cmap Tools, nos quais os alunos possam integrar-se as atividades, trabalhando conceitos como: prevenção, dependência e saúde;
    3ª etapa: - Conversa informal sobre as atividades específicas de cada ação a ser desenvolvida, seguida da pesquisa do tema, a partir de hipertextos;
    4ª etapa: - Divisão dos alunos em 5 grupos para execução das atividades;
    5ª etapa: - Definição em sala de aula das estratégias de ação de cada grupo;
    6ª etapa: - Culminância do projeto;

    RECURSOS UTILIZADOS:
    • Papel madeira, cartolina, pincéis, fita adesiva, isopor, TNT, cola, régua, revistas, barbante, Data show, caixa de som, entre outros.

    AVALIAÇÃO:
    A avaliação dá-se obedecendo aos seguintes critérios:
    • Observando o desempenho dos grupos em realizar as atividades propostas;
    • Acompanhamento dos grupos durante o planejamento à execução das atividades;

    CULMINÂNCIA:
    A culminância do projeto deu-se de forma satisfatória com a apresentação dos alunos, com produção de cartazes, painéis informativos, slides, vídeos e apresentação teatral.

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  3. ATIVIDADE 4.3: LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
    A pesquisa feita por Sílvio P. Costa relatou a importância de que professores e gestores devem compreender que os processos de mídia-educação devem levar em conta, tanto o uso (consumo), quanto à análise crítica (leitura) e o uso como meio de expressão (produção) dos meios de comunicação. Ressalta também a necessidade de uma formação teórico-prática dos professores, a partir de, entre outros elementos, as expectativas e usos que eles mesmos já possuem das mídias. A análise dos dados está embasada em uma compreensão das mídias como artefatos culturais contemporâneos, operados coletiva ou individualmente, que tanto influem quanto recebem influência das pessoas com as quais se comunicam ou colocam em comunicação. Portanto, quando Sílvio P. Costa diz que: os professores devem ter uma formação teórico-prática, fazemos uma breve retrospectiva sobre nossa formação acadêmica, e percebemos como essa formação deu-se de forma vaga, ou seja, estamos falando da necessidade que possuímos de interagir e usufruir da mídia-educação nas quais muitas vezes as instituições de ensino superior nos nega. Contudo, podemos ressaltar, que atualmente, nós educadores estamos tendo a oportunidade de dispor de cursos específicos voltados para a área tecnológica, como o curso Tecnologias na educação: Ensinado e aprendendo com as TIC, sendo que, não somente nós educadores seremos beneficiados com a aquisição destes novos conhecimentos, como também nossos educandos, pois tudo que aprendemos será refletido em nossa prática educacional.
    Enfim, nossas experiências com essa nova era da tecnologia na educação apresentaram resultados satisfatórios, tendo em vista, que passamos a ministrar aulas atrativas e dinâmicas, a partir de um leque de recurso que nos foi ofertado, tais como: Cmap tools, webquest, hipertextos, portais, sites educativos, bloggers, entre outros.

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  4. ATIVIDADE 3.5: CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

    O currículo é o percurso de aprendizagem que revela “concepções” acerca da função social da escola e tipos diferentes de formação, e é norteado pela realidade. Portanto, a realidade educacional fez com que o currículo incorporasse o ensino-aprendizagem também a partir de instrumentos tecnológicos que vise ampliar o conhecimento dos educandos.
    Atualmente, o sistema educacional considera imprescindível uma integração entre currículo, didática e tecnologia, sendo que, este elo, consolida e favorece o trabalho escolar. Para tanto, o currículo associado a tecnologia, visa a aplicação de conteúdos diversos, fazendo valer o cumprimento de seus objetivos. Contudo, para que os conteúdos curriculares cumpram seu objetivo é necessária uma adequação e seu uso acertado das melhores estratégias (uso de instrumentos tecnológicos adequados), que não poderão ser independentes do conteúdo, dos objetivos e nem do contexto.
    Enfim, para alcançar as metas pretendidas, o currículo, juntamente com o planejamento deve ser flexível, existindo uma estreita colaboração entre currículo, ensino e escolha de instrumentos e tecnologia acessível para todos.

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  5. Muito bom, Laiana. Porém, precisa postar diretamente no blog e não nos comentários.
    Precisa concluir as outras atividades.
    Aguardo novas postagens.

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